Prefeitura de SP realiza plantio de árvores em calçadas solicitadas por munícipes

0
44

Através do Portal 156, todo morador da capital paulista pode pedir o plantio de uma muda de árvore em sua calçada. O plantio é realizado preferencialmente com espécies nativas do município de São Paulo, por exemplo: Ipê-branco, Pau-ferro, Ipê-roxo-de-bola, Carobinha, Pau-Brasil, entre outros


A rua em que você mora tem árvores? Não? Sim, mas poucas?

Você quer uma árvore na sua calçada para trazer uma sombra, escoar a água nos dias de chuva ou para refrescar sua casa nos dias mais quentes e melhorar a qualidade do ar?

Então, basta entrar em contato com a Prefeitura de São Paulo e solicitar o plantio de uma árvore na sua casa.

As mudas arbóreas são recebidas pela Divisão de Arborização Urbana, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que entrega essas mudas para as equipes de plantio da SVMA e das Subprefeituras, e também para os munícipes que solicitam através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização.

“A participação da população é imprescindível. Através do Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo – o Portal 156, os munícipes que desejam o plantio de árvores nas calçadas ou passeios públicos em frente ao seu imóvel podem realizar gratuitamente uma solicitação. No portal você encontra todas as diretrizes que devem ser seguidas, como o preenchimento do cadastro, documentos e requisitos necessários para a efetivação do trabalho, prazos e principais etapas para a conclusão de seu pedido. A escolha das espécies é realizada seguindo os critérios definidos no Manual Técnico de Arborização Urbana, que analisa as características do local onde será plantada a muda e também o porte da espécie. Outro item considerado é a disponibilidade das espécies nos viveiros municipais, sendo que especificamente para calçada, são utilizadas mudas disponíveis no Viveiro Manequinho Lopes”, explica a Prefeitura.

A Prefeitura alerta que todo o processo passa por uma análise de viabilidade estabelecida pelo Manual Técnico de Arborização Urbana que prevê distância mínima de cinco metros entre as árvores de pequeno porte, 8 metros entre as árvores de médio porte e 12 metros entre as árvores de grande porte.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente tem 30 dias para analisar a solicitação e a documentação. Então pode aceitar o pedido ou não.

O plantio é realizado preferencialmente com espécies nativas do município de São Paulo, por exemplo: Dedaleiro, Ipê-branco, Pau-ferro, Ipê-roxo-de-bola, Ipê-roxo-de-sete-folhas, Araçá-roxo, Sibipiruna, Bacupari, Carobinha, Pau-Brasil, Quaresmeira, Mirindiba, etc.

Para solicitar plantio de árvores, acesse: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3670


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.