Parceria entre Hospital privado e startup desenvolve equipamento que esteriliza ambientes

0
12

O Hospital Israelita Albert Einstein e a startup BioLambda desenvolveram um equipamento que faz a esterilização dos ambientes, através de radiação ultravioleta C (UVC), e é operado remotamente


Uma das principais maneiras de evitar o contágio pela Covid-19, além de usar máscara facial e não participar de aglomerações, é fazer limpeza dos ambientes, como por exemplo, usando desinfetantes e álcool 70 para eliminar germes, vírus e bactérias. Tendo em consideração que esses microrganismos estão por aí, a limpeza de unidades de saúde é ainda mais essencial.

Por isso, o Hospital Israelita Albert Einstein e a startup BioLambda desenvolveram um equipamento que faz a esterilização dos ambientes, através de radiação ultravioleta C (UVC), e é operado remotamente.

“Os testes em laboratório de biossegurança de nível 3 [NB3] mostraram que mesmo o equipamento com menor potência que já tínhamos desenvolvido, que é um descontaminador portátil de superfícies, é capaz de eliminar 99% da carga de coronavírus em menos de um segundo”, diz  Caetano Sabino, fundador da BioLambda.

Inicialmente criado para ser usado em hospitais (em quartos de internação, laboratórios, centros cirúrgicos), o equipamento também pode ser usado para descontaminar escritórios, contêineres de exportação de alimentos e indústrias alimentícias.

No começo da pandemia, o Hospital Israelita Albert Einstein buscou no mercado um equipamento de esterilização de ambientes para ajudar no processo de limpeza dos locais de internação de pacientes infectados pela Covid-19. Então aconteceu a parceria com o Lambda, que desenvolveu o equipamento em cerca de três meses.

“O processo manual de limpeza já é muito eficiente, uma vez que elimina até 92% de unidades formadoras de colônias de microrganismos. O objetivo de usar a tecnologia UVC é complementá-lo para garantir maior segurança e eficiência”, explica Luiz Moreira, coordenador da área de governança e hospitalidade e gerente interino da área de apoio assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.