Para refletir sobre sustentabilidade, estudantes da rede pública participam de concurso de desenho

0
8

Através dos desenhos, estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública estadual explicaram como entenderam os cinco temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que são: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias


Está disponível no site do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, os 20 desenhos vencedores do Concurso de Desenho “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizado no ano passado pelas Secretarias da Casa Civil, da Educação, de Governo e de Relações Internacionais.

Através dos desenhos, estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. anos) e do Ensino Médio da rede pública estadual explicaram como entenderam os cinco temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que são: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias.

Os vencedores foram definidos após uma selação que teve a participação de 200 alunos. “Uma comissão julgadora integrada por servidores públicos representantes das Secretarias responsáveis pela organização do concurso e de consultoras do setor de Educação da UNESCO no Brasil, definiu os vencedores”, explicou o Governo de SP.

Os desenhos abordaram os seguintes temas:

PESSOAS

  • “Melhores condições de vida é o que todos esperam para um futuro próximo: moradia e comida no prato para todos”
  • “As minorias deixadas em branco pois ainda não conquistaram seu lugar de fala”
  • “Este desenho apresenta um tom crítico com o modelo atual que vivemos do capitalismo, que gera tanta desigualdade social”
  • “Alimentemos o planeta, não o nosso ego”

PLANETA

  • “Um desenho a mão livre e um lápis de cor, algo simples, mas que nos mostra que simples atitudes também, podem fazer a diferença”
  • “Meu desenho mostra sobre como tratamos o nosso planeta, pegamos tudo o que queremos na hora que queremos”
  • “Em um cenário colorido, aberto e limpo as crianças trabalham juntas com consciência para o bem da natureza”
  • “O desenho remete ao paradoxo entre o clima apocalíptico da degradação ambiental e do aquecimento global com a esperança do planeta Terra como rei na luta em defesa da sociedade sem desigualdade, meio ambiente mais preservado”

PAZ

  • “Apenas quando a balança da justiça estiver equilibrada será possível viver num país justo e em paz”
  • “A obra quer que o expectador vá além dos limites que os problemas reais nos impõem e imagine um mundo onde todos juntos somos mais fortes”
  • “Se desejamos um entendimento global, é necessário deixar para trás conceitos que nos dividem ou já nos dividiram”
  • “Enfrentar as diferenças através da diplomacia e promover igualdade entre os povos faz parte de um dos grandes objetivos do milênio”

PROSPERIDADE

  • “Essa imagem, para mim, representa a união em família, e como aproveitam dos recursos que a natureza oferece”
  • “Demonstrei como a natureza é bela e importante para todos”
  • “Harmonia naquilo em que você estiver focado e mais para frente você irá receber sua prosperidade”
  • “Temos que nos conscientizar, o futuro do planeta está na mão dos homens”

PARCERIAS

  • “Embora existam pessoas sem racionalidade querendo destruir o planeta, existem outras pessoas boas reunidas com muito amor para salvá-lo”
  • “Para melhorarmos o mundo e vencermos a extinção, tanto dos animais quanto a nossa, precisamos nos unir”
  • “Quero transmitir a mensagem de que com união somos capazes de proteger o bem comum”
  • “A preferência por formas humanas é pelo fato de termos a capacidade de sentir empatia e o poder mudar o mundo”

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.