ONG cria série no Youtube para mostrar rotina dos catadores de recicláveis

0
221

A série CATAFLIX foi criada pela ONG Pimp My Carroça e vai debater pontos importantes da vida dos catadores de materiais recicláveis: a rotina do catador na pandemia, “profissão catador”, destinação correta dos resíduos, entre outros temas


De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o Brasil tem cerca de 800 mil catadores de lixo, sendo que 70% desses profissionais são mulheres. Entre todos os materiais reciclados no país, 90% são coletados por catadores de lixo.

Para dar voz a essa população que trabalha fazendo um dos trabalhos mais importantes para o meio ambiente, a ONG Pimp My Carroça criou o CATAFLIX, um canal na plataforma Youtube para que os catadores mostrem seu dia a dia.

“O público do programa é tanto o gerador de resíduos, quanto o próprio catador, até porque um não vive sem o outro. A melhor forma do gerador de resíduo se conscientizar sobre sua responsabilidade na cadeia da reciclagem é ouvindo o que um catador tem para falar. Catadores são agentes ambientais e professores. Eles sempre foram influenciadores em potencial, a gente só colocou uma câmera para registrar o imenso conhecimento desses trabalhadores”, explica João Bourroul, coordenador de comunicação da Pimp My Carroça.

A primeira temporada da CATAFLIX foi lançada no dia 30 de outubro, exaltando a importância dos catadores de lixo na sociedade. Essa primeira temporada terá cinco episódios (a cada 15 dias), com apresentação dos catadores Carlos e Anne Caroline. Cada episódio vai abordar um tema específico:

  • Episódio 1 (já disponível): importância dos catadores de lixo na sociedade;
  • Episódio 2 (em 13/11): a rotina do catador durante a pandemia da Covid-19;
  • Episódio 3 (em 27/11): a história da “profissão catador”;
  • Episódio 4 (em 11/12): destinação correta dos resíduos;
  • Episódio 5 (em 18/12): saúde dos catadores.

“Foi muito gratificante ter sido escolhida para essa oportunidade de falar sobre a vida dos catadores, em um programa que é voltado não só para nós catadores, como para todas as pessoas que tem interesse em saber sobre como é a vida na nossa profissão. Essa série é extremamente importante porque a maioria das pessoas não está conectada com o mundo da reciclagem, com a visão que a gente passa nas ruas. Ela humaniza e dignifica o trabalho do catador”, declara a catadora Anne Caroline.

A série CATAFLIX está disponível em: https://www.youtube.com/c/PimpMyCarro%C3%A7a/videos


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.