Novo Código de Trânsito estabelece mudanças no transporte de crianças em carros e motocicletas

0
18

Regras mais rígidas são aplicadas a partir de abril. De acordo com a ONG Criança Segura Brasil, todos os anos cerca de 3.300 crianças de um a 14 anos morrem em acidentes de trânsito


No próximo mês começa a valer as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro. As principais mudanças são: maior tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação e a possibilidade de fazer mais pontos na CNH até ser suspenso da direção.

Mas, há uma mudança importantíssima e diz respeito a quem tem filhos: é obrigatório que crianças de até 10 anos, que não atingiram 1,45 m de altura, devem ser transportadas na cadeirinha, sendo que o equipamento deve ser adequado ao peso, altura e idade da criança. Motoristas que descumprirem essa regra ganham multa considerada gravíssima (R$ 293,47).

Durante o processo de aprovação da nova lei, muito foi discutido sobre o fim da cadeirinha para crianças. Mas o equipamento continua sendo obrigatório e agora as regras são mais severas, inclusive em relação ao transporte de crianças em motocicletas.

Para papais e mamães que possuem motocicletas, a regra dos 10 anos também começa a valer no próximo mês. Até o momento, crianças maiores de 7 anos podem ser transportadas em motos, mas, a partir de abril, esse transporte fica proibido para crianças menores de 10 anos, com possibilidade de multa gravíssima e a suspensão da Carteira de Motorista. Claro que o uso de capacete também é obrigatório para a criança.

Regras mais rígidas são necessárias, já que todos os anos cerca de 3.300 crianças de um a 14 anos morrem em acidentes de trânsito, de acordo com a ONG Criança Segura Brasil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.