No mês das mulheres, Planetário na Zona Leste promove eventos online

0
11

Todas as palestras são promovidas pelo Planetário do Parque do Carmo e realizadas por mulheres que trabalham na área da Paleontologia, com Mídias Interativas e Física


Março é o mês oficial de comemoração das mulheres. Sendo assim, diversos órgãos públicos e privados realizam vários eventos para celebrar o empoderamento, a autonomia, a garra e a luta das mulheres por seus direitos.

Na Zona Leste da cidade de São Paulo, o Planetário do Parque do Carmo promove palestras online, já que eventos estão proibidos devido a pandemia da Covid-19.

O primeiro evento acontece nesta quinta-feira (4), às 19h, e o tema é: “Astronomia e Paleontologia: Marte Escava!”. Para tratar desse assunto, a convidada é a doutora em Zoologia com enfoque em Paleontologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lucy Gomes de Souza. O evento será transmitido no YouTube através do canal Make Science BR.

Na próxima quinta-feira (11), o bate-papo terá como tema: “Convergências: arte ciência e tecnologia”, com Sandra Kaffkam, mestre pela ECA-USP em Poéticas Visuais, especialista em Mídias Interativas pelo Senac e doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em Artes Visuais. Neste encontro, a palestrante vai abordar como a arte pode ser usada para divulgar a pesquisa científica.

No final do mês, em 25 de março, a professora e doutora na área Ensino de Física, Fernanda Cavaliere, vai tratar do tema:  “Viaje pelo Tempo! O conceito de tempo no Ensino de Física”.

Veja o calendário com as principais datas astronômicas deste mês:

  • 05/03 – Lua Minguante
  • 9 e 10/03 – Conjunção entre Mercúrio, Júpiter e Saturno e a Lua: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer
  • 11/03 – Conjunção entre Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer
  • 13/03– Lua Nova: essa é a melhor fase para se observar objetos mais fracos, como galáxias, pois a luz da Lua não interfere
  • 20/03– Equinócio de outono: início do outono no Hemisfério Sul. O Sol iluminará os dois hemisférios de forma igual, resultando em dias e noites com mesma duração
  • 21/03– Lua crescente
  • 28/03 – Lua Cheia

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.