Mulheres têm resposta imune melhor do que homens para Covid-19, revela estudo

0
17

Ao analisar 1.000 pacientes, foi possível descobrir que o sistema imunológico das mulheres é parecido com o das pessoas jovens, enquanto os homens se assemelham aos idosos


Com base na análise de 1.000 pacientes infectados pela Covid-19, uma pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo descobriu que as mulheres têm uma imunidade melhor para a doença porque, assim como as pessoas jovens, o sistema imunológico feminino tem uma resposta mais regulada.

Enquanto isso, os homens são mais parecidos com os idosos em suas expressões genéticas.

Os pesquisadores chegaram a essa resolução depois que começaram a investigar, usando ferramentas da bioinformática, uma abordagem global entre homem e mulher, idoso e jovem, alta e baixa cargas virais. Nessa linha de investigação, encontraram informações que já haviam sido descobertas.

“Com os dados genômicos em mãos, agrupamos os pacientes de acordo com o sexo, idade e carga viral. E a informação mais relevante que encontramos foi a de que homens e mulheres modulam de uma forma diferente os genes do sistema imune”, explica a bióloga e primeira autora do estudo, Paula Paccielli.

De acordo com o estudo, citocinas são ativadas pelas mulheres de uma maneira intensa, mas que não causam danos aos órgãos. As pacientes femininas também apresentam melhor controle da ativação de genes pró-inflamatórios.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.