Mulheres são mais cautelosas no trânsito, revela levantamento

0
21

Os homens respondem por 94% dos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, enquanto as mulheres são responsáveis por apenas 6% dos acidentes que aconteceram no primeiro trimestre do ano


É comum as pessoas falarem que mulheres não são boas motoristas. Já diz o ditado: “Mulher no volante…perigo constante”. Porém, um levantamento do Infosiga SP (programa do Governo do Estado) indica o contrário: as mulheres são responsáveis por apenas 6% dos acidentes e os homens respondem por 94% (1.812) dos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo no primeiro trimestre do ano.

“Nós temos um levantamento no Infosiga que apura que das 91 mil CNHs suspensas, as mulheres representam 26%”, disse Neiva Direito, vice-diretora do Detran.SP.

E as mulheres não são poucas no trânsito: 40% dos 26 milhões de motoristas do Estado de SP são do sexo feminino, ou seja, quase 10,4 milhões de condutoras. De acordo com especialistas, essa diferença na responsabilidade dos acidentes é uma característica que sobra nas mulheres e falta nos homens: cautela.

“É comportamental e cultural. A mulher é mais cuidadosa e o homem é mais impulsivo, agressivo”, explica Isabela Gondra, psicóloga.

Além de serem boas na direção, as mulheres também são minoria em relação a quantidade de vítimas do trânsito: os homens são 84,5% das vítimas, enquanto as mulheres são apenas 15,5% do total registrado entre janeiro e março deste ano. Já na maioria dos acidentes com mortes, não eram as mulheres quem dirigiam: em 39% as mulheres vítimas eram passageiras e em 31%, pedestres.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.