Metrô de SP e Virada Sustentável realizam coleta de lixo eletrônico em estações

0
207

Pilhas alcalinas, computadores, cabos, carregadores, celulares e equipamentos eletroportáteis de pequeno e médio porte podem ser descartados para serem transformados em matéria prima que vão servir para novos produtos


Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2019 mostrou que o Brasil ficou em 5º lugar no ranking mundial dos países produtores de lixo eletrônico com 2.143 milhões de toneladas de resíduos, o que equivale a 10,2 kg por pessoa. Neste ranking, estão à frente do Brasil a China, os Estados Unidos, a Índia e o Japão.

Para estimular a reciclagem de materiais eletrônicos, o Metrô de São Paulo está fazendo uma campanha, em parceria com a Virada Sustentável, para coletar pilhas alcalinas, computadores, cabos, carregadores, celulares e equipamentos eletroportáteis de pequeno e médio porte.

A coleta será realizada nas estações Vila Prudente, Clínicas, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara (Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha) até o dia 16 de outubro.

Além disso, até o dia 18 de outubro, adesivos serão colados nas escadas de algumas estações para “divulgar mensagens compatíveis com o ideal de sustentabilidade. Os temas das intervenções são variados, abrangendo diversidade, economia circular e objetivos de desenvolvimento sustentável”, informou o Metrô.

Essa campanha também tem parceria da Green Eletron, empresa responsável pelos coletores e pelo descarte correto dos itens recolhidos. “Alguns desses produtos podem ter componentes perigosos que, se descartados no solo ou na água, podem trazer uma contaminação. Daí a importância de o cidadão descartar corretamente. Aqueles aparelhos que você tem na sua casa e não tem mais utilidade, que você não tem aonde colocá-los: ao invés de descartá-los no lixo comum, leve até um ponto adequado, pra que a gente possa desmontá-los e transformá-los em matéria prima para fazer novos produtos”, explicou Ademir Brescansin, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Green Eletron.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.