Livraria com obras escritas apenas por mulheres é inaugurada em São Paulo

0
6

Localizada na Vila Buarque, a Livraria Gato Sem Rabo comercializa livros escritos por mulheres para garantir espaço às escritoras, que sempre foram deslegitimadas na arte de escrever


“Livraria independente de escritos de mulheres”.

Essa é a definição da mais nova livraria da cidade de São Paulo, inaugurada na última quarta-feira (19), a Livraria Gato Sem Rabo.

O nome é uma referência ao texto “Um Teto Todo Seu”, da escritora Virginia Woof, que compara as mulheres na literatura a um gato sem rabo.

“O nome da livraria é, pois, uma homenagem às mulheres que escrevem: animais estranhos e deslocados, que desfalcados de tempo, espaço e legitimidade, tiveram o atrevimento e a coragem de escrever – ou não encontraram outra saída senão essa”, explica a livraria nas redes sociais.

A ideia de montar uma livraria que comercializa livros escritos apenas por mulheres foi da ex-modelo Johanna Stein. “As mulheres sempre escreveram muito, sobre diversos assuntos, mas estavam condenadas a obrigações sociais que as mantinham longe da produção literária. Nós conquistamos mais espaço, mas ainda existe um vazio e a gente precisa garantir que nenhuma mais seja deixada para fora das prateleiras das livrarias”, afirma.

Localizada no bairro da Vila Buarque, centro da capital paulista, a livraria tem uma cafeteria e espaço para encontros pós-pandemia. A dona do local quer que a livraria seja uma curadoria viva. “Nossas livreiras estão sempre sugerindo novos temas, levantando assuntos quentes e descobrindo nomes que não ganharam a visibilidade que mereciam”, explica Johanna.

A Livraria Gato Sem Rabo está localizada na Rua Amaral Gurgel, 338 – Vila Buarque e funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.