Instituto Butantan inicia estudo clínico de vacina tetravalente da gripe

0
10

As quatro cepas que farão parte da vacina contra a gripe são escolhidas todos os anos pela Organização Mundial da Saúde e essa decisão é baseada na circulação do vírus nos hemisférios Sul e Norte, no ano anterior


O Instituto Butantan iniciou estudo clínico para avaliar a eficácia de uma nova vacina contra a gripe. Esse imunizante é considerado tetravalente porque inclui quatro cepas do vírus Influenza: duas da linha A (H3N2 e H1N1) e duas da linhagem B (B Victoria e B Yamagata).

O estudo vai contar com a participação de 6.500 pessoas em 11 centros de pesquisa de 11 cidades do Brasil. Os participantes são de diferentes faixas etárias: crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos com mais de 60 anos.

As quatro cepas que farão parte da vacina contra a gripe são escolhidas todos os anos pela Organização Mundial da Saúde e essa decisão é baseada na circulação do vírus nos hemisférios Sul e Norte, no ano anterior.

O Ministério da Saúde do Brasil, através do Programa Nacional de Imunizações, oferece a vacina trivalente inativada que, no fim de abril, entrou para a lista de vacinas pré-qualificadas da Organização Mundial da Saúde.

“A influenza é uma das maiores ameaças à saúde pública, não só por sua imprevisibilidade, mas por seus altos custos humanos e econômicos. A vacinação anual é a medida preventiva mais efetiva, e demonstrou segurança e eficácia em adultos, idosos, crianças, gestantes e grupos adicionais de risco”, explica Mônica Tilli Reis Pessoa Conde, gerente de desenvolvimento clínico do Butantan.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.