Instituto Butantan anuncia construção de fábrica de soros líquidos e em pó

0
11

O Centro Avançado de Produção de Soros vai realizar desde o processamento do plasma até o envasamento dos frascos, tendo também um equipamento para desidratar os líquidos e transformá-los em pó de soro. O investimento será de R$ 34,5 milhões, com previsão de inauguração para 2023


O Instituto Butantan anunciou que vai construir uma fábrica de 6,6 mil m² para produção completa dos 12 tipos de soros feitos pela instituição. O investimento será de R$ 34,5 milhões, com previsão de inauguração para 2023.

“A fábrica está sendo projetada para atender o aumento da capacidade produtiva. E termos dentro de uma mesma planta as mesmas etapas da produção do insumo tornará o processo mais ágil”, afirmou a infectologista Fan Hui Wen, gerente do Núcleo de Produção de Soros.

O Centro Avançado de Produção de Soros vai realizar desde o processamento do plasma até o envasamento dos frascos, tendo também um liofilizador para desidratar os líquidos e transformá-los em pó de soro.  “Isso fará com que os soros estejam mais acessíveis, principalmente em regiões inóspitas onde os acidentes com animais peçonhentos são muito comuns”, explica Fan Hui Wen.

“Os soros são produzidos a partir da inoculação dos antígenos do veneno, toxina ou vírus em cavalos, o que resulta na produção de anticorpos hiperimunes. O plasma onde estão esses anticorpos é coletado e submetido a processamento industrial, utilizando métodos físico-químicos, purificado, formulado e envasado”, explica o Instituto Butantan.

Já em 2022, o Butantan deve ganhar o Museu da Vacina: um espaço de exposições interativas e históricas para incentivar o interesse pela ciência e conscientizar a população sobre a importância da vacinação.

O Museu da Vacina será instalado na casa onde viveu o médico sanitarista Vital Brasil, primeiro diretor do Instituto Butantan e cientista pioneiro em saúde pública no Brasil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.