Grupo cria projeto para divulgar a Inteligência Artificial no Ensino básico

0
34

O grupo desenvolve o projeto “Inteligência Artificial: da Lógica às Humanidades”, que pretende divulgar a Inteligência Artificial para professores e alunos, de uma maneira simples e conceitual. Todo o projeto se baseia na desmistificação da complexidade do tema e na dificuldade de acesso a esses conteúdos


A Inteligência Artificial está entre nós. Sim, a Inteligência Artificial não se restringe apenas aos filmes de ficção científica ou aos robôs criados para facilitar a vida das pessoas.

A Inteligência Artificial, inclusive, está nos laboratórios de pesquisa das Universidades brasileiras e pretende se tornar acessível também para alunos e professores do Ensino básico. Pelo menos essa é a intenção do IdeIA+, Grupo Interdisciplinar de Divulgação e Educação em Lógica e Inteligência Artificial.

“Em cerca de 10 ou 20 anos, será impossível pensar o mundo sem a inteligência artificial. Já é assim, mas em pouco tempo isso será ainda mais profundo. Isso vai acabar dividindo o mundo em duas categorias de pessoas, as que produzem essas tecnologias e as que utilizam. Hoje quem produz esses recursos são poucas empresas e, se não prestarmos atenção, os países produtores dessas tecnologias ficarão muito à frente dos outros”, afirma Walter Carnielli, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, membro do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e do IdeIA+.

Junto com pesquisadores da Unicamp e da Unesp, o grupo desenvolve o projeto “Inteligência Artificial: da Lógica às Humanidades”, que pretende divulgar a Inteligência Artificial para professores e alunos, de uma maneira simples e conceitual. Todo o projeto se baseia na desmistificação da complexidade da Inteligência Artificial e na dificuldade de acesso a esses conteúdos.

“Os estudantes são facilmente motivados, porque eles já vivem nesse mundo. Queremos também motivar os professores, mostrar que não é um bicho de sete cabeças, que eles têm onde encontrar informações, que podem aprender a trabalhar com isso. Há muitos cursos gratuitos, desde os oferecidos pelo MIT e Stanford, até plataformas como Coursera e Udacity. Há muitas iniciativas, inclusive brasileiras. Estamos então colhendo e oferecendo ajuda”, explica o professor.

Os materiais produzidos pelo IdeIA+ estão disponíveis nas seguintes plataformas:

Site: https://mov8.com.br/ideia_mais/

Facebook: @projeto.ideiamais

Instagram: @ideia_mais

Professores e gestores educacionais interessados em parcerias com o grupo podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.