Estudo revela que as árvores estão crescendo e morrendo mais rápido em todo o mundo

0
185

As árvores crescem mais rápido e morrem mais cedo em regiões mais quentes, de acordo com o estudo, porque existe uma relação inversa entre longevidade e taxas de crescimento. As causas para esse crescimento e morte rápidos podem ser o aumento da temperatura na Terra e a pouca água


Baixa disponibilidade de água e aumento da temperatura terrestre. Essas podem ser duas das causas para que as árvores de todo o planeta tenham uma vida mais curta, apesar de crescerem mais rápido. Com árvores que duram menos tempo, o planeta sofre sérias consequências.

Essa é a conclusão de uma análise de dados de quase todos os biomas terrestres, com informações detalhadas da Floresta Amazônica, feita por pesquisadores dos Departamentos de Botânica e de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, em parceria com pesquisadores de universidades do Chile, Inglaterra e Alemanha.

“A redução na longevidade das árvores significa que o carbono ficará menos tempo estocado nos troncos. Quando elas morrem, liberam CO2 de volta para a atmosfera, tornando o ciclo do carbono mais dinâmico, reduzindo potencialmente a quantidade de carbono nas florestas tropicais”, explica Giuliano Locosselli, biólogo, pesquisador e primeiro autor do artigo.

As árvores crescem mais rápido e morrem mais cedo em regiões mais quentes porque existe uma relação inversa entre longevidade e taxas de crescimento, de acordo com o estudo.

A compreensão do crescimento e longevidade das árvores veio através de estudos que analisaram anéis de crescimento, localizados nos troncos das árvores. “Se o anel de crescimento é largo, indica que a planta cresceu rápido, caso contrário, houve crescimento mais lento”, explica Locosselli. Mais de 100 mil árvores de 438 espécies foram analisadas.

A ampliação de políticas públicas ambientais, aumento do uso de energias renováveis, meios de transportes alternativos e redução dos desmatamentos e das queimadas das florestas são algumas das soluções para minimizar a morte precoce das árvores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.