Estações de metrô estimulam troca e doações de livros

0
19

Além de incentivar a leitura, projeto tem como meta promover a cidadania e a interação entre os passageiros


Dando continuidade aos projetos de leitura já consolidados em suas estações, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, reforçaram, para 2021, o estímulo à doação de livros por parte dos passageiros.

As campanhas de incentivo à leitura são uma constante nas linhas desde que os nichos para livros foram instalados – na ViaQuatro, em 2016 e, na ViaMobilidade, em 2019. Para embarcar nas histórias de um bom exemplar, basta o passageiro escolher um volume e seguir viagem. Não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro.

Para ampliar a diversidade e alcançar um número maior de pessoas, a ação sugere que os leitores doem livros e devolvam à estante o que já foi lido, para retirar novos títulos. Dessa forma, o projeto – além de incentivar a leitura – pretende trabalhar a cidadania e a interação entre as pessoas, por meio da circulação dos exemplares.

A doação é feita como a retirada: sem qualquer tipo de burocracia. Para participar basta o passageiro deixar os exemplares no próprio nicho das estações. Vale levar exemplares de ficção e não-ficção, escritos por autores brasileiros ou estrangeiros.

“A doação e a troca de livros é uma forma de abastecer constantemente as prateleiras das estações e fazer com que a ação de apoiar o hábito transformador da leitura tenha sempre continuidade”, diz Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.