Estação da Luz completa 120 anos

0
25

A primeira Estação da Luz foi inaugurada em 1867 pela empresa inglesa São Paulo Railway. Em 1901 foi reinaugurada, após ampliação para 7.500 m². Hoje, a Estação da Luz faz parte da CPTM e do Metrô de São Paulo, e recebe cerca de 250 mil pessoas por semana


Nesta segunda-feira (1º) a Estação da Luz completa 120 anos. Sua história está dividida em duas partes:

A primeira Estação da Luz foi inaugurada em 1867 pela empresa inglesa São Paulo Railway. Com 159 quilômetros de extensão, a via ligava as cidades de Santos e Jundiaí, com passagem por São Paulo, e era utilizada, principalmente, para o transporte do principal produto brasileiro: café.

Porém, o rápido crescimento de passageiros forçou a administração a ampliar a estação e a nova estrutura foi inaugurada em 1º de março de 1901, existindo até os dias de hoje com 7.500 m².

Em 1982, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) decidiu pelo tombamento da Estação da Luz, devido a sua importância arquitetônica.

Entre os anos 1990 e 2000, a Estação da Luz foi restaurada e recebeu um anexo: o Museu da Língua Portuguesa, administrado pela Secretaria Estadual de Cultura. Em 2015 o Museu sofreu um incêndio e está fechado desde então. A previsão é que o espaço cultural seja reaberto no dia 17 de julho de 2021.

Hoje, a Estação da Luz faz parte da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com as Linhas 7-Rubi e 11-Coral; e do Metrô de São Paulo, com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela. Durante a semana, a Estação da Luz recebe cerca de 250 mil pessoas.

Em fevereiro de 2021, a CPTM lançou um edital para contratar empresa interessada em construir um novo túnel na Estação da Luz, que vai ligar o saguão 2 à Linha 4-Amarela do Metrô. As propostas das empresas interessadas em fazer a obra serão abertas no dia 20 de abril.

De acordo com o Governo de São Paulo, a elaboração do projeto executivo e a execução da obra devem acontecer em 36 meses, com custo de R$ 68 milhões. “O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero. Esta obra irá desafogar a parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de pico”, afirmou o Governo estadual.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.