Dirigir e usar o celular: multa gravíssima e 3º lugar nas causas dos acidentes de trânsito

0
272

Mexer no celular enquanto dirige rende uma infração de trânsito gravíssima com multa de R$ 293.47. Estudos comprovam que os riscos de acidentes quadruplicam se o motorista dirige e mexe no celular


Na era da tecnologia, milhares de pessoas estão viciadas no celular. A cada notificação recebida, é impossível para alguns esperar mais de um minuto para verificar a mensagem que chegou, a curtida na foto recém postada.

Esse vício tem afetado a vida de muita gente que se distrai ao realizar atividades importantes, como dirigir, por exemplo.

Mexer no celular enquanto dirige rende uma infração de trânsito gravíssima com multa de R$ 293.47. Além disso, é falta de respeito para consigo mesmo e com os outros motoristas e pedestres, porque o risco de causar um acidente, segundo a Organização Mundial da Saúde é de 400%. Tudo pela falta de atenção.

No entanto, dirigir usando o celular parece ser um costume para os brasileiros e muitos admitem. Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada com 52 mil pessoas, entre fevereiro e dezembro de 2018, revelou que um a cada cinco motoristas afirmam que usam o celular enquanto estão dirigindo. Nas capitais brasileiras, cerca de 20% da população não desgruda do celular ao dirigir.

Estudos comprovam que os riscos de acidentes quadruplicam se o motorista dirige e mexe no celular. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), se um motorista que está dirigindo a 80 km/h desvia a atenção da estrada para olhar o celular, é como se ele estivesse dirigindo de olhos vendados dentro de um campo de futebol, de um gol ao outro.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é o responsável pelo 3º lugar no ranking das causas dos acidentes de trânsito com mortes no Brasil.  “Pesquisas feitas com ressonância magnética mostraram limitações em nossa capacidade cerebral de desempenhar mais de uma função. O ato de dirigir ocupa os neurônios, mas se há demanda de uma segunda atenção, como o celular, o cérebro não acompanha, não duplica sua capacidade neuronal”, alerta Flavio Adura, diretor Científico da Abramet.

Mexer no celular ao dirigir retira do motorista a visão 360° que existe com a ajuda dos retrovisores. Assim, também é possível perder os buracos de vista e acarretar problemas ao carro. Então, além do gasto com a multa, o motorista terá que gastar na oficina mecânica.

Vale lembrar também que atender uma chamada pelo viva-voz ou com fones de ouvido acarreta multa do mesmo jeito. Usar o GPS é permitido, mas com redobrada atenção: o aparelho telefônico deve estar posicionado em um suporte.

O correto, então, é prestar atenção na via e dirigir com atenção pela sua segurança e a dos outros.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.