Confira as propostas sobre sustentabilidade dos candidatos à Prefeitura de SP

0
31

Os 14 candidatos e candidatas montaram planos de governo com propostas sobre limpeza de rios e córregos, plantio de árvores, fiscalização e preservação ambiental, economia verde, entre outras coisas


Todas as cidades brasileiras já entraram no clima das eleições para as Câmaras Municipais e Prefeituras. Desde o último domingo (27), temos visto candidatos anunciando propostas e propagando suas ideias de melhorias para a nação.

Mas quais são as propostas de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente que os candidatos e candidatas à Prefeitura da cidade de São Paulo criaram?

Confira os planos de governos dos candidatos e candidatas, publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral:

  • ANDREA MATARAZZO (PSD)

O candidato Andrea Matarazzo propõe a retomada do Programa Córrego Limpo para melhorar a qualidade da água dos mananciais, rios e córregos da cidade de São Paulo. Parcerias público-privadas devem ser criadas para a manutenção de parques e praças, “mantendo sempre o princípio da gratuidade para a população”.

Está previsto a implantação de um Mapa de Poluição Sonora para medir os níveis de barulho da cidade. O já conhecido programa Psiu (Programa Silêncio Urbano) deve ser modernizado e integrado com a Lei do Mapa de Ruído.

Outra proposta é “Orientar e fomentar a implantação de sistemas domésticos de aproveitamento da energia solar ou de geração de energia”. Matarazzo promete ainda plantar 120 mil mudas de árvores nativas em cada ano de governo, sendo que cada árvore terá um chip de monitoramento.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/Nf8GdJY

  • ANTÔNIO CARLOS (PCO)

O plano de governo do candidato Antônio Carlos não tem propostas sobre sustentabilidade e meio ambiente.

O plano está disponível no link: https://cutt.ly/0f8G5qf

  • ARTHUR DO VAL (Patriota)

O candidato Arthur do Val divide as propostas em: Verde, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal x Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A ideia é “construir uma agenda de desenvolvimento sustentável para a cidade que realmente se comprometa com os princípios da sustentabilidade”. Arthur do Val pretende diminuir “a utilização de combustíveis fósseis na frota de ônibus, adotando energias renováveis”.

Quanto aos animais, o candidato pretende coibir abusos e maus tratos com ações de conscientização da população sobre abandono e “multiplicação descontrolada dos animais de rua”.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/qf8Jdmo

  • BRUNO COVAS (PSDB)

O candidato Bruno Covas propõe o programa Cidade Global e Sustentável com “ações de defesa do meio ambiente, transição a uma matriz energética mais limpa e renovável e presença internacional pautada pela visão da nova economia verde”.

A ideia é dar à São Paulo um protagonismo internacional freando a degradação de recursos naturais e ampliando áreas verdes com o plantio de 100 mil mudas em cada ano de governo. Além disso, o candidato prevê a criação de novos parques, como o Parque Augusta e o Paraisópolis, e a concessão de parques à iniciativa privada.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/cf8KAX0

  • CELSO RUSSOMANO (Republicanos)

O candidato Celso Russomano propõe a modernização da estrutura administrativa do sistema municipal de gestão ambiental, o aumento do efetivo da fiscalização ambiental na cidade de São Paulo, a implementação de um programa de arborização urbana incentivando o plantio de árvores nas calçadas e ilhas do viário urbano, um programa de Educação Ambiental em 100% das escolas da cidade de SP.

Além disso, os Ecopontos serão ampliados em comunidades carentes para prevenir enchentes.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/Ef8LPyf

  • FILIPE SABARÁ (Novo)

O candidato Filipe Sabará propõe “expandir e incentivar a coleta seletiva na cidade, gerando empregos”. A gestão dos resíduos sólidos será descentralizada para que o processamento do lixo fique mais perto dos seus geradores. “Fomentaremos o biosaneamento via instalação de biodigestores que transformam dejetos em gás de cozinha, descentralizando em comunidades carentes o tratamento de lixo e esgoto”.

Áreas protegidas que são invadidas e ocupadas irregularmente serão fiscalizadas e a gestão vai garantir segurança hídrica para evitar escassez de água e enchentes.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/vf8CjsB

  • GUILHERME BOULOS (PSOL)

O candidato Guilherme Boulos propõe “a construção de políticas públicas socioambientais transversais, radicalmente ecológicas, participativas, e que façam parte do cotidiano das pessoas e da cidade, através de ações que integrem o meio ambiente, a cultura, a educação e todas as áreas que compõem o nosso tecido social”.

A ideia é arborizar as periferias “visando a redução das ilhas de calor”, implantar hortas nos parques e incentivar a criação de hortas comunitárias, e também “fortalecer e proteger os movimentos sociais que produzem alimentos sem agrotóxicos”.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/xf8L1V9

  • JILMAR TATTO (PT)

O candidato Jilmar Tatto propõe o combate à poluição atmosférica, implantação de um sistema de informação regionalizada da qualidade do ar, uso de energias renováveis e substituição gradual dos combustíveis fósseis.

Jilmar Tatto também pretende implementar parques: o Parque Natural Morro do Cruzeiro e o Parque Linear Cipoada, ambos na Zona Leste; o Parque do Bixiga e o Parque Augusta, ambos no Centro. Além disso, haverá estabelecimento de estratégias e políticas de adaptação às mudanças climáticas que estimulem a redução de emissão de Gases de Efeito Estufa e o desmatamento líquido zero até 2024.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/lf8Zmzk

  • JOICE HASSELMANN (PSL)

A candidata Joice Hasselmann propõe tornar São Paulo uma “cidade aprazível e sustentável” oferecendo “qualidade ao corpo e à mente de seus moradores”.

A ideia é monitorar e proteger as áreas de preservação ambiental contra a urbanização predatória, desenvolver a educação ambiental, fazer reflorestamento urbano com calçadas ecológicas e desenvolver um programa ambiental para córregos.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo da candidata através do link: https://cutt.ly/Lf8ZBoM

  • LEVY FIDELIX (PRTB)

O candidato Levy Fidelix propõe a reurbanização completa das calhas dos Rios Tietê e Pinheiros, com a construção de um boulevard de lazer; sub-estações de coleta de lixo reciclável em cada bairro e a construção de uma nova usina térmica para queimar o lixo coletado diariamente.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/Hf8XyyX

  • MÁRCIO FRANÇA (PSB)

O candidato Márcio França propõe criar uma rede de Infraestrutura e Drenagem com a Prevenção e Combate às Enchentes e Universalização da Acessibilidade nas Calçadas.

A ideia é “ampliar as campanhas de conscientização da população para as consequências do descarte irregular de lixo e resíduos” e revitalizar os parques e dar “incentivos reais” aos agricultores fornecendo capacitação para refazer o cinturão verde da cidade.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo do candidato através do link: https://cutt.ly/Lf8Xvc8

  • MARINA HELOU (Rede Sustentabilidade)

A candidata Marina Helou propõe tornar São Paulo uma cidade “inclusiva, inovadora, saudável e acolhedora” com a criação de programa de incentivo à eficiência energética nas residências e de produção de energia limpa, implementação do Programa São Paulo Resíduo Zero, plantio de 250 mil árvores em parceria com a iniciativa privada e com organizações e movimentos sociais.

Entre as propostas, a candidata também pretende criar parques lineares, implementar corredores verdes em praças e parques, implantar pontos de acesso a água potável.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo da candidata através do link: https://cutt.ly/wf8XHHA

  • ORLANDO SILVA (PC do B)

O candidato Orlando Silva propõe a limpeza e desassoreamento de córregos e plantio de árvores.

Outras propostas estão disponíveis no plano de governo da candidata através do link: https://cutt.ly/Kf8X5mR

  • VERA LUCIA (PSTU)

O plano de governo da candidata Vera Lucia não tem propostas sobre sustentabilidade e meio ambiente.

O plano está disponível no link: https://cutt.ly/6f8CAVU


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.