Com Inteligência Artificial, grupo de alunos cria Software que converte a Língua Brasileira de Sinais em texto

0
40

O Software de Reconhecimento de Sinais utiliza o sistema operacional Ubuntu e, através da machine learning, reconhece gestos e sinais de mão, face e corpo. A ideia principal é relacionar um movimento a uma palavra


Um software que identifica um sinal em Libras e o converte em texto pode ser a salvação para que pessoas que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possam se comunicar com pessoas que tem deficiência auditiva.

Pois foi esse tipo de software que alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, criaram em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para criar o Software de Reconhecimento de Sinais, foi preciso testar mais de 20 mil vídeos. Agora, o Software já tem 100 sinais programados para reconhecimento.

“Nosso software tem a função de identificar movimentos por meio de pontos de referências e gerar uma palavra a partir deles. Ele reconhece os pontos da face, mãos e corpo, por meio de coordenadas que foram programadas quando colocamos os vídeos com sinais em Libras, assim geramos coordenadas que o software detecta e, pelas variações de movimentos, gera o texto”, explica Luciano dos Anjos Oliveira, um dos alunos do curso Técnico Desenvolvimento de Sistemas e integrante do grupo de TCC.

O aluno, aliás, tem uma relação bem pessoal com a criação final do TCC: Luciano tem dificuldades fala por ter nascido com lábio leporino. “Por conta do meu problema, falei com meu pai que, quando iniciasse o curso, queria fazer algo para ajudar as pessoas, isso foi o que mais me motivou e me motiva a continuar com o projeto”, afirma Luciano.

Agora, o grupo de alunos quer que o usuário seja o agente da ação tecnológica e, após finalizar o desenvolvimento do software, pretendem criar um aplicativo para que as pessoas possam usar no dia a dia. Muita gente não tem conhecimento de Libras, falta acessibilidade para os surdos e mudos em hospitais, metrôs, nas empresas. Com esse projeto, será possível levar mais facilidade de comunicação a todos esses lugares”, diz o jovem.

O Software de Reconhecimento de Sinais utiliza o sistema operacional Ubuntu e, através da machine learning, reconhece gestos e sinais de mão, face e corpo. A ideia principal é relacionar um movimento a uma palavra.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.