Cientista brasileiro auxilia a Nasa a descobrir problema que afeta a saúde de astronautas

0
70

Uma equipe de cientistas descobriu uma causa comum que manifesta problemas na saúde de astronautas: um defeito na mitocôndria, a estrutura responsável pela respiração e produção de energia da célula


Astronautas têm a bela oportunidade de explorar o universo, além da Terra. Porém, podem sofrer problemas de saúde, como perda de massa muscular e óssea e disfunções imunológica, hepática e cardíaca. Isso por conta da microgravidade e da radiação espacial, já que falta proteção atmosférica e do campo magnético.

Mas, analisando dados coletados nas inúmeras viagens dos astronautas da Nasa, uma equipe de cientistas descobriu uma causa comum que manifesta esses problemas na saúde: um defeito na mitocôndria, a estrutura responsável pela respiração e produção de energia da célula.

“O achado foi uma surpresa pois, eles estavam olhando efeito por efeito, tecido por tecido, e não de forma sistêmica, como havia aprendido nas aulas de controle de qualidade na USP em Ribeirão Preto”, explica Willian Abraham da Silveira, ex-aluno da USP e membro do grupo de pesquisa.

Aplicando a forma sistêmica na abordagem, foi possível descobrir que além da disfunção mitocondrial ser a causa dos problemas, haviam efeitos que intensificavam essa disfunção, como a radiação espacial e a microgravidade que podem causar a alteração na mitocôndria.

Para o pesquisador, essa é uma das principais informações porque assim pode-se encontrar uma solução para melhorar a saúde dos astronautas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.