CET entrega novas estruturas cicloviárias em São Paulo

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Ciclofaixas e ciclovias da Mooca, Pompéia, Jardim São Luís e Ipiranga ganharam novo piso e sinalização. De acordo com a CET, as novas estruturas fazem parte do Plano Cicloviário da Prefeitura de São Paulo, e o objetivo é ampliar a malha cicloviária da cidade


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) entregaram várias novas estruturas cicloviárias na cidade de São Paulo.

MOOCA

Na Mooca, a estrutura é a nova ciclofaixa Cassandoca, que segue por 12 vias do bairro. De acordo com a CET, essa nova estrutura se conecta com a ciclofaixa Taquari/Bresser.

São 3,5 km de extensão de uma ciclofaixa híbrida (com trechos mono e bidirecionais), com margem da calçada em alguns trechos e junto ao canteiro central em outros trechos. Essa ciclofaixa também tem nova sinalização.

Confira as vias que compõem a ciclofaixa Cassandoca:

• Av. Cassandoca – entre R. Taquari e R. Dr. João Inácio Teixeira
• R. Dr. João Inácio Teixeira – entre Av. Cassandoca e R. Major Basílio
• R. Major Basílio – entre R. Dr. João Inácio Teixeira e Praça Pinheiro Raposo
• Praça Pinheiro Raposo – entre R. Major Basílio e R. Pereira Jacome
• R. Pereira Jacome – entre Praça Pinheiro Raposo e R. do Acre
• R. do Acre – entre R. Pereira Jácome e R.Teresina
• R. Teresina – entre R. do Acre e R. Jaboticabal
• R. Jaboticabal – entre R Teresina e R. Mogi Mirim
• R. Mogi Mirim – entre R. Jaboticabal e R. do Acre
• Largo Água Rasa
• R. Major Basílio – entre R. Alvaro Ramos e Av. Regente Feijó
• Av. Regente Feijó – entre R. Major Basílio e R. Pedro Domingues
• R. Pedro Domingues- entre R. Regente Feijó e Av. Vereador Abel Ferreira

VIADUTO POMPÉIA
A nova estrutura cicloviária do Viaduto Pompéia, na Zona Oeste, que se conecta a ciclofaixa da Avenida Marquês de São Vicente, tem 790 metros de extensão e é mão dupla. Além de um novo piso, a via recebeu nova sinalização.

RUA ANTÔNIO RAMOS ROSA
Na Rua Antônio Ramos Rosa, localizada no Jardim São Luís, na Zona Sul, tem 1,2 km de extensão. Sendo bidirecional (mão dupla), a via está localizada ao lado da calçada. Recebeu novo piso e nova sinalização.

RUA DR. MÁRIO VICENTE
Na Rua Dr. Mário Vicente, no Ipiranga, a ciclofaixa tem 1,65 km de extensão, com nova sinalização e mão dupla (bidirecional). Se conecta com a ciclofaixa da Rua Mont’Alverne, com piso e sinalização novas.

De acordo com a CET, as novas estruturas fazem parte do Plano Cicloviário da Prefeitura de São Paulo, e o objetivo é ampliar a malha cicloviária da cidade. “Além das novas ciclovias e ciclofaixas, o Plano Cicloviário também está requalificando a malha já existente, garantindo mais qualidade e segurança para quem se desloca de bicicleta. Atualmente, a malha cicloviária da cidade já é a mais extensa do país, com 645 km de extensão. Até o momento, foram entregues 141 km de novas ciclovias e ciclofaixas e requalificados 239 km das estruturas existentes. São 88 km em obras com entregas previstas para as próximas semanas. Os números dos relatórios de acidentes da CET mostram que, quanto mais estruturas exclusivas para bicicletas, menor é o número de mortes de ciclistas. Por exemplo, entre 2011 e 2018, período em que a malha cicloviária passou de 74 km para 503,6 km de extensão, o número de mortes de ciclistas caiu na proporção em que a malha crescia: redução de 61% nas mortes na comparação entre o primeiro e o último ano”, afirma a CET.


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