Brasil avança na área da Inteligência Artificial, revela mapeamento feito em parceria com o Reino Unido

0
69

Entre 2016 e 2020, segundo o Relatório “Artificial Intelligence Index 2021” e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil cresceu na contratação de profissionais de Inteligência Artificial, o que mostrou o dinamismo do setor no país


O Centre for Artificial Intelligence – C4AI (Centro para Inteligência Artificial) apresentou um mapa das oportunidades de Inteligência Artificial no Brasil e Reino Unido para “construir referências para que empresas, universidades e instituições de governo do Reino Unido e do Brasil possam reconhecer pontos de sinergia e avançar na colaboração entre as duas nações nessa tecnologia”.

O relatório “A Inteligência Artificial no Brasil e no Reino Unido – Oportunidades para a cooperação em pesquisa, negócios e governos” foi lançado nesta terça-feira (27), em um debate com especialistas para falar sobre as oportunidades de novas parcerias no campo da Inteligência Artificial entre o Reino Unido e o Brasil.

Segundo a Embaixada Britânica, “Brasil e Reino Unido oferecem um conjunto atraente de possibilidades para o investimento e crescimento de empresas de tecnologia. Além das dimensões continentais de seu mercado, o Brasil é um país de referência e que continua sendo a grande porta de entrada para todo o mercado latino-americano, composto por mais de 620 milhões de pessoas”.

Entre 2016 e 2020, segundo o Relatório “Artificial Intelligence Index 2021” e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil cresceu na contratação de profissionais de Inteligência Artificial, o que mostrou o dinamismo do setor no país.

No dia 9 de abril, por exemplo, o Governo Federal publicou a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial para nortear as ações do Governo Federal no estímulo da “pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor”.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial tem como objetivos:

  • remover barreiras à inovação em IA;
  • estimular a inovação e o desenvolvimento da IA brasileira em ambiente internacional;
  • contribuir para a elaboração de princípios éticos para o desenvolvimento e uso de IA responsáveis;
  • promover investimentos sustentados em pesquisa e desenvolvimento em IA;
  • capacitar e formar profissionais para o ecossistema da IA;
  • promover ambiente de cooperação entre os entes públicos e privados, a indústria e os centros de pesquisas para o desenvolvimento da Inteligência Artificial.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.