Brasil aumenta produção de lixo e descarte correto se torna essencial para o meio ambiente

0
17

De 2010 a 2020, Brasil passou de 71 milhões de toneladas de lixo para 79 milhões de toneladas. E cada cidadão brasileiro aumentou 1,6% sua produção de lixo. Então, além de ser uma questão de educação, jogar lixo no lixo e reciclar materiais que podem ser reutilizados é sinal de sobrevivência do meio ambiente


Em 2010, o Brasil produzia 71 milhões de toneladas de lixo. Agora, 10 anos depois, ao invés de diminuir essa produção para cooperar com o meio ambiente, os brasileiros fizeram o contrário: aumentaram a produção de lixo para 79 milhões de toneladas por ano.

Cada cidadão brasileiro aumentou 1,6% sua produção de lixo: 373 quilos antes e 380 quilos agora. A coleta de lixo, felizmente, também aumentou de 89% para 92% em todo o país, mas ainda há 6,3 milhões de toneladas de lixo abandonadas no meio ambiente.

Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Para que ruas, rios e mares são sejam poluídos, cada cidadão deve fazer a sua parte: jogar lixo no lixo e, se possível, reciclar materiais que podem ser reutilizados.

Confira dicas de descarte responsável de lixo:

● Separe os resíduos em Lixo Orgânico (restos de alimentos, sementes e cascas de ovos, folhas, madeira), Material Não Reciclável (espelhos, ampolas de medicamentos, louças, lâmpadas, jornais, papelão, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet) e Lixo Reciclável (vidro, plástico, papel, alumínio, esponjas de limpeza, embalagens metalizadas, cerâmica, fotografias). É importante utilizar sacolas biodegradáveis porque sacolas plásticas demora 400 anos para se decompor.

● O óleo de cozinha é outro item reciclável que pode ser transformado em sabão. Quando o óleo é despejado na pia, o encanamento pode entupir e contaminar 18 mil litros d’água.

● Materiais como entulho, móveis velhos, sobra de poda de árvore, podem ser descartados nos Ecopontos da Prefeitura de São Paulos, espalhados por vários locais da cidade.

● Lixo Eletrônico, como pilhas, baterias, computadores e celulares usados, devem ser descartados em locais corretos para que empresas façam a reutilização dos materiais. Empresas como a Coopermiti e a GreenEletron realizam este trabalho.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.