Banco Central libera funcionamento da plataforma de pagamentos PIX

0
19

A plataforma PIX pretende facilitar e aumentar o número de transações financeiras realizadas digitalmente. Esse sistema pode substituir as transferências realizadas por DOC ou TED, já que o PIX permite transferências instantâneas que podem ser feitas 24 horas por dia


Começou a funcionar nesta segunda-feira (16), a nova plataforma de pagamentos e transferências bancárias criada pelo Banco Central, o PIX.  A plataforma promete revolucionar o sistema financeiro do Brasil e funciona apenas em meio digital.

O cadastramento teve início no dia 5 de outubro e, de acordo com o Banco Central, mais de 30 milhões de pessoas já se cadastraram e mais de 70 milhões de chaves já foram registradas. As chaves são a identificação de cada usuário.

A plataforma PIX pretende facilitar e aumentar o número de transações financeiras realizadas digitalmente. Esse sistema pode substituir as transferências realizadas por DOC ou TED: com o Pix, as transferências são instantâneas e podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana e gratuitamente (para pessoa física).

O Banco Central informou que o Pix pode ser utilizado para transferências e pagamentos:

  • entre pessoas (transações P2P, person to person);
  • entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);
  • entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);
  • para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).

 Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. Também não há limite máximo de valores, a não ser que a instituição financeira estabeleça um limite.

O cadastro pode ser feito pelo app ou no site do banco para gerar uma ‘chave Pix’, que pode ser o email, uma senha aleatória, o CPF ou um número de celular. Assim, não é mais preciso digitar muitas informações (como o número da agência e da conta) de alguém para realizar a transação, apenas a ‘chave Pix’ da pessoa. É possível cadastrar até cinco ‘chaves Pix’.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.