Atuação de biólogos diante do Aquecimento Global é tema de revista de Biologia

0
11

A 54ª edição da revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), vai de encontro ao novo conceito editorial da revista de trazer reportagens aprofundadas sobre Biologia, Ciências e Meio Ambiente


“NA LINHA DE FRENTE: Como os Biólogos lideram os esforços para combater os efeitos do aquecimento global”. Este é o tema da 54ª edição da revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01).

O tema vai de encontro ao novo conceito editorial da revista de trazer reportagens aprofundadas sobre Biologia, Ciências e Meio Ambiente.

Nesta edição, a reportagem principal destaca como os biólogos e cientistas têm papel fundamental na luta por cuidados com o meio ambiente. O trabalho aborda, por exemplo, a crise das queimadas no Pantanal, que destruiu quase 30% do bioma, e o trabalho dos profissionais que atuaram na região.

A revista traz, inclusive, dados alarmantes: a ocorrência de desastres climáticos quase duplicou nos últimos 20 anos em relação às duas décadas anteriores.

DÉCADA 2000 A 2019

  • Desastres naturais: 7.348
  • Pessoas afetadas: 4,2 bilhões
  • Mortos: 1,23 milhão
  • Prejuízos: 2,97 trilhões de dólares

DÉCADA 1980 A 1999

  • Desastres naturais: 4.212
  • Pessoas afetadas: 3.25 bilhões
  • Mortos: 1,19 milhão
  • Prejuízos: 1,63 trilhão de dólares

A reportagem principal, sobre o aquecimento global, também aborda temas como: a urgência do reflorestamento e restauração de ecossistemas; o retrocesso brasileiro em seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa; medidas para mitigar o impacto negativo da pecuária na emissão de gases; entre outros assuntos.

“Esclarecer sobre a devastação provocada pela pecuária em áreas como o Pantanal, reflorestar as cidades e promover uma aquicultura multitrófica, que respeite o equilíbrio da vida nos rios e oceanos, são soluções a caminho, discutidas no corpo da reportagem principal”, escreve a presidente do CRBio-01, Iracema Helena Schoenlein-Crusius, no editorial da revista.

Acesse a revista: https://crbio01.gov.br/arquivos/revista_o_biologo_54.pdf


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.